18 de agosto de 2011

Site da Conferência Nacional de Juventude

Foi lançado essa semana o site da II Conferência Nacional de Juventude, que traz notícias do andamento das conferências estaduais, municipais e livres que estão ocorrendo por todo país. Além disso o site disponibiliza o Texto Base, Decretos Nacionais , Regimento Nacional, questões sobre a Comissão Organizadora e entre outras informações para todos os interessados já começarem à se sentir parte da Conferência Nacional que acontece entre os dias 9 e 12 de dezembro em Brasília.

Vale à pena conferir :


Até mais.

17 de agosto de 2011

Iserj sediará 1ª Conferência de Juventude Carioca


Breve Histórico do local do evento

Em 5 de abril de 1880 é instalada, a Escola Normal da Corte, hoje INSTITUTO DE EDUCAÇÃO. O local provisório é o Colégio Pedro II. O primeiro Diretor Interino escolhido é Bejamim Constant Botelho de Magalhães.

Em 1888, a Escola Normal da Corte é transferida para a Escola Central, no Largo de São Francisco, e depois para o prédio da atual Escola Técnica Rivádia Corrêa, ficando ali até 1914, quando passsa para o prédio da Escola Pedro Varela, demolida por causa do Metrô, na rua Joaquim Palhares. O objetivo da Escola Normal em 1888 era preparar os professores primários de 1° e 2° graus, com ensino gratuito para ambos os sexos, e abrangendo dois cursos: o de ciências e letras e o de artes.

Finalmente, no dia 11 de outubro de 1930, a Escola Normal instala-se definitivamente no majestoso e importante prédio da Rua Mariz e Barros 273, para evitar que o imóvel, adquirido e construído pelo Prefeito Antônio Prado Jr., seja ocupado pelas forças revolucionárias, sendo o Professor Fernando de Azevedo o Diretor Geral da Instrução Pública. Para efetuar esta definitiva mudança unem-se em alegre mutirão de trabalho: professores, funcionários, alunos e seus familiares.

Pouco depois, a Escola Normal é transformada em Instituto de Educação, pelo Decreto n° 3.810, de 19 de março de 1932.

No dia 10 de setembro de 1997, através do Decreto n° 23.482, o Sr. Governador transferiu o IERJ – Instituto de Educação do Rio de Janeiro para âmbito da FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, vinculada a Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia. Um ano depois transformou o Instituto de Educação em Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, através do Decreto n° 24.338, do dia 3 de junho de 1998. E ainda no mesmo ano, no dia 18 de setembro, através do Decreto n° 24.665, o Sr. Governador instituiu o CAP/ISERJ – Colégio de Aplicação.

Os segmentos que compõem o CAP/ISERJ são: Educação Infantil (Creche e Pré-Escolar), Ensino Fundamental (1ª à 4ª séries/ 5ª à 8ª séries) e Ensino médio (Formação Geral e Informática). São oferecidos também, em horário contrário do turno regular, cursos de Informática, Oficinas de Artes e Esporte.