11 de maio de 2012

Vice-Presidente da UNE fala sobre o 2º Encontro Carioca de Estudantes Cotistas e Prounistas

A Coordenadoria de Juventude Carioca estará promovendo, em conjunto com a União Estadual do Estudantes – UEE-RJ  e com a União Nacional dos Estudantes - UNE, o 2º Encontro Carioca dos Estudantes Cotistas e do Prouni que vai acontecer nos próximos dias 26 e 27 deste mês. Hoje o estudante Edson Santana, que é Vice-Presidente da UNE no estado do Rio, fala um pouco sobre suas expectativas deste encontro.


 
1-Porque a UNE está promovendo o 2º Encontro Carioca dos Estudantes Cotistas e do Prouni?
Edson - A UNE está promovendo este 2º encontro no intuito de elaborar uma plataforma de reivindicações desta importante parcela de estudantes que estão agora dentro da universidade.

2-Qual tem sido a repercussão nas universidades sobre a participação dos estudantes no 2º encontro?
Edson -Muito Boa! Os estudantes estão animados com este 2º encontro. Acredito que todo espaço de interação entre os estudantes reoxigena a atuação do movimento estudantil.

3-Quais são hoje as principais reivindicações dos estudantes cotistas e do prouni?
Edson -Os cotistas da UERJ e da UEZO lutam pelo aumento da bolsa auxilio e por mais direitos como a possibilidade de terem cursos de idiomas e mecanismos que facilitem a inserção no mercado. Já os prounistas, que em sua maioria não recebem qualquer tipo de auxílio além da própria bolsa do ProUni, almejam poder ter acesso a qualquer tipo de bolsa, seja auxílio ou acadêmica.

4- Em que medida o 2º encontro ajuda na conquista destas reivindicações?
Edson -Acredito que o 2º encontro, além de ser um espaço de formulação, servirá como instrumento de mobilização do movimento estudantil. Sendo assim terá como objetivo dar visibilidade as propostas dos estudantes prounistas e cotistas e exercer pressão nas autoridades competentes.