1 de dezembro de 2011

Programação Dia Nacional do Samba


Como bons cariocas que somos não iremos perder a oportunidade de curtir o Dia Nacional do Samba. Segue abaixo a programação:

O Trem do Samba, evento tradicional Portelense que vai da Central à Oswaldo Cruz, terra da Majestade do Samba, já tem a Programação Oficial, veja:
Cantos da Serrinha Marquinhos de Oswaldo Cruz convida Dona Ivone Lara e Velha Guarda do Império Serrano LOCAL: Rua João Vicente - Oswaldo Cruz DATA: 1 de Dezembro HORÁRIO: 19h Cantos de Marechal Hermes
Marquinhos de Oswaldo Cruz convida Cristóvão e Zé da Velha e Silvério Pontes LOCAL: Central do Brasil DATA: 30 de novembro HORÁRIO: 19h Cantos de Oswaldo Cruz Marquinhos de Oswaldo Cruz convida Paulinho da Viola e Velha Guarda da Portela LOCAL: Central do Brasil DATA: 28 de outubro HORÁRIO: 19h DIA 2 DE DEZEMBRO

19h - Estação Central do Brasil Marquinhos de Oswaldo Cruz convida Monarco, Nelson Sargento, Tantinho da Mangueira, entre outros, confirmando o caráter de tradição do TREM DO SAMBA. 21h - Oswaldo Cruz (ao lado da estação) Pagode da Tia Doca, Marquinhos de Oswaldo Cruz e convidados. DIA 3 DE DEZEMBRO
15h - Estação Central do Brasil Show com abertura: Bateria do Mestre Faísca Marquinhos de Oswaldo Cruz, Velha Guarda das escolas: PORTELA, Império Serrano, Mangueira, Vila Isabel e Salgueiro; Nelson Sargento, Wilson Moreira e Tantinho da Mangueira 16h - Saídas dos trens da estação Central do Brasil rumo a Oswaldo Cruz 18h - Início dos shows em Oswaldo Cruz Rua João Vicente (ao lado da estação Oswaldo Cruz) Marquinhos de Oswaldo Cruz, Nem e Pagode da Tia Doca, Bandeira Brasil, Noca da PORTELA, Délcio Carvalho, Trio Calafrio e Sombrinha. Rua Átila da Silveira
Marquinhos de Oswaldo Cruz, Serginho Procópio, Mauro Diniz, Zé Luiz do Império, Toninho Geraes, Agrião e Grupo do César. PRAÇA PAULO DA PORTELA Velha Guarda da PORTELA, Mangueira, Salgueiro, Vila Isabel e Império Serrano; e Bateria da Portela 15 RODAS DE SAMBA
Em 15 locais tradicionais do samba de Oswaldo Cruz. Os lugares são escolhidos por Marquinhos de Oswaldo Cruz com o objetivo de sedimentar os locais onde aconteciam rodas de samba e casa onde moraram figuras ilustres, como Paulo da Portela, Tia Doca, Manacéia, entre outros.

29 de novembro de 2011

Comemorações do Dia Nacional do Samba começam hoje!


As comemorações pelo Dia Nacional do Samba, festejado em 2 de dezembro, começam no início da noite de hoje (29) e vão até o próximo sábado (3). Nesse dia, pelo décimo sexto ano consecutivo, partirá da Central do Brasil, com destino ao subúrbio de Oswaldo Cruz, na zona norte da cidade, o tradicionalTrem do Samba. A festa vem crescendo a cada ano e o trem, na verdade, já não é mais um. Nesta edição, serão cinco composições, cada uma com capacidade para mil passageiros, com saídas sucessivas entre as 16h e as 19h de sábado.
“A festa cresceu tanto que acho que seria o caso de pensar, para a cidade do Rio de Janeiro, em um feriado municipal para comemorar o Dia Nacional do Samba”, defende o sambista Marquinhos Diniz, um dos responsáveis pela organização do evento. Com o Trem do Samba atraindo um público cada vez maior, a concessionária SuperVia foi obrigada, desde o ano passado, a deslocar a saída das composições para o sábado seguinte ao dia 2, para não prejudicar o tráfego ferroviário em um dia de semana.
Os shows que antecedem a festa serão realizados de hoje a sexta-feira (2), a partir das 18h30, em um palco montado ao lado da estação Central do Brasil. Lá, vão se apresentar grandes nomes do samba, como Nelson Sargento, Wilson Moreira, Monarco, Mauro Diniz, Marquinhos de Oswaldo Cruz e as velhas guardas da Portela e do Império Serrano. Na sexta-feira, a dose será dupla, com apresentações também em Oswaldo Cruz, a partir das 21h.
No sábado (3), o show começa ao meio-dia, na Central do Brasil, reunindo nomes como Delcio Carvalho, Noca da Portela e cinco velhas guardas de escolas de samba, além das da Portela e do Império Serrano, também as do Salgueiro, Vila Isabel e Mangueira. Fora da programação oficial, durante o trajeto do trem, há mais de 100 rodas de samba formadas pelos próprios passageiros, que levam seus instrumentos para as composições. “Esse é o grande barato da festa”, garante Marquinhos Diniz.
A programação termina na noite de sábado, com três palcos em Oswaldo Cruz, que receberão, a partir das 20h, shows de Mart’nália, Arlindo Cruz e do grupo Fundo de Quintal. Para Marquinhos Diniz, o Trem do Samba contribui para ressaltar a importância dos bairros percorridos pela linha férrea na geografia da música popular. “A função maior do trem é seguir os trilhos da memória do samba, que passam pelo subúrbio carioca. Assim como Copacabana e Ipanema foram cantadas pela bossa nova, o subúrbio sempre foi cantado pelo samba”, destaca.
O embarque nas composições do Trem do Samba será feito mediante a troca de 1 quilo de alimento não perecível pelo bilhete, na estação da Central do Brasil. Os alimentos arrecadados serão doados para o Programa Fome Zero.

Fonte: Agência Brasil

28 de novembro de 2011

São José do Rio Preto recebe o II Encontro Nacional de Jovens , outros HSH e Travestis.


A Aids não tem preconceito, esse é o mote da campanha de 01 de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, realizada pelo Departamento Nacional de DST/aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. A campanha será lançada durante a Conferência Nacional de Saúde, de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011, em Brasília.

O assunto foi discutido ontem, na primeira mesa de debates do II Encontro Nacional de Jovens Gays, outros HSH e Travestis, em São José do Rio Preto, São Paulo. Participaram do debate o Diretor Adjunto do Departamento Nacional de DST/aids e Hepatites Virais, Eduardo Barbosa, Toni Reis, presidente da ABGLT, Jean Dantas, pelo Programa Estadual de DST/aids de São Paulo e Kleber Mendes, da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/aids. No debate, o tema da campanha de prevenção de 01 de dezembro, a implementação do Plano de Enfrentamento da Epidemia de HIV/aids entre Gays, outros HSH e Travestis e equipamentos de promoção da testagem rápida em HIV/aids. O projeto Quero Fazer, um piloto de oferecimento da testagem gratuita do HIV em funcionamento em três cidades do país, Recife, Rio de Janeiro e Brasília foi apresentado e debatido. Toni Reis, presidente da ABGLT, defende a criação desses equipamentos. “A testagem tem que ser oferecida no cotidiano das pessoas”. A iniciativa se mostra necessária quando se leva em consideração o percentual de casos de diagnóstico tardio de HIV que, segundo Eduardo Barbosa, gira em torno de 48%. A abertura do encontro, ontem, contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina. Cerca de 80 jovens representando 23 estados da federação participam do encontro, que é organizado pela Associação de Populações Vulneráveis, com apoio do Departamento Nacional de DST/aids, Programa Estadual de DST/aids de São Paulo, ABGLT - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e RNAJVHA - Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/aids.

Fonte: Conjuve