22 de setembro de 2011

Propostas do GT's e GD's da I Conferência Carioca de Juventude

No post anterior publicamos as 10 prioridades eleitas na I Conferência Carioca de Juventude. Porém, a Conferência foi um espaço de muito debate onde se encontraram diversos setores da sociedade carioca que têm olhares diferentes sobre as questões de nossa cidade e por isso haviam muitas contribuições para os assuntos abordados. Foram realizados 3 grupos de trabalho (GT) e 5 grupos de discussão (GD). Os grupos de trabalho tiveram como temas: LGBTT; Gênero; e Combate ao racismo. Já os grupos de discussão tiveram como tema os eixos da 2ª Conferência Nacional de Juventude. São eles: Direito ao desenvolvimento integral – educação e trabalho, comunicação e cultura; Direito ao território – cidade, meio ambiente, mobilidade, campo e povos tradicionais; Direito a experimentação e qualidade de vida – saúde, esporte, lazer e tempo livre; Direito a diversidade e a vida segura – segurança, respeito à diversidade e direitos humanos; e Direito a participação. Todos os GTs e GDs elegeram propostas, totalizando 50 propostas finais.


Ainda que tenham sido eleitas as prioridades, acreditamos que todas as contribuições são de extrema importância e merecem ser publicadas porque mostram o desejo da juventude carioca de participar e opinar sobre os temas em pauta em nosso município. A qualidade e a quantidade de propostas reflete o tamanho do desejo dos jovens do Rio de Janeiro em construir uma sociedade cada vez mais justa, democrática, acessível , multicultural e sem preconceitos.

Grupo de trabalho Tema: LGBTT
Sensibilizar e capacitar os funcionários de escolas municipais e estaduais a cerca da diversidade sexual e das leis de direitos humanos –

2. Permitir o acesso e atuação de agentes multiplicadores de informação da sociedade civil dentro das unidades de ensino municipal e estadual –

3.Incluir no Programa Curricular Superior com horas/aulas para tratar da diversidade sexual e da saúde -

4.O uso de uma linguagem casual ao público jovem nos seminários e conferências –

5. A conferência deveria buscar junto ao poder público programas de divulgação em massa da informação a cerca da diversidade em campanhas nas mídias –

Grupo de trabalho Tema: Combate ao racismo
1.Política de formação antiracista nos órgãos de segurança –


2.Retorno dos pré-vestibulares comunitários nos espaços das escolas públicas do município e do estado do Rio de Janeiro – 

3.Combate a intolerância religiosa

4.Efetivação e ampliação da lei 10.639 na formação de professores com reforço e ampliação da lei de cotas raciais. Apoio financeiro e permanência dos estudantes cotistas – 

5.Inserção no mercado de trabalho através de incentivos fiscais para empresas conveniadas à programas de diversidade étnico-racial. – 

Grupo de trabalho Tema: Gênero
1.Luta das mulheres sobre a paridade nas conferências – 

2.Conferencias para conscientizar sobre a saúde sexual, gravidez e doenças –

3.Uma educação que conscientize sobre a violência sexual. Por uma educação não sexista com profissionais adequados. Trabalhar questões de gênero.

4.O governo precisa investir na questão de gênero (debate). A bandeira de gênero tem que se unir a bandeira de educação.

5.Atendimento especializado para as mulheres jovens dentro dos centros especializados na questão da mulher.

Grupo de Discussão: Direito ao desenvolvimento integral – cultura e comunicação; educação e trabalho
1.Banda larga gratuita, universal e de qualidade no Rio.

2.Financiamento público para mídias alternativas.

3.Reserva para jovens nos editais de cultura.

4.Investimento das escolas em cultura.

5.Política de bolsas para jovens atuarem na cultura (Lei do Protagonismo Juvenil).

6.Meia-passagem para todos os estudantes universitários.

7.Reuni estadual com 6% do orçamento estadual nas universidades.

8.10% do PIB para a educação e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação.

9.50% das vagas nas universidades estaduais para as escolas públicas.

10.Mais professores com dedicação exclusiva nas escolas públicas.

Grupo de Discussão: Direito ao território – cidade, meio ambiente, mobilidade, campo e povos tradicionais

1.Acabar com cotas diárias para passe-livre, ampliando-o também para os finais de semana e em todos os transportes públicos de forma unificada (cartão único), independente do local de moradia.


2.Política de intercambio entre escolas de diferentes bairros, concebendo as escolas como centros culturais e incentivando a mobilidade na cidade.

3.Estimular que jovens sejam “turistas” na própria cidade através de políticas de redução de entradas em espaços culturais e turísticos realmente democráticos e todos os dias. (inclusive finais de semana)
.
4.Política de coleta de lixo limpeza e saneamento de qualidade para todos os espaços da cidade, espacialmente nas favelas.

5.Valorizar a diversidade cultural através de políticas de valorização das culturas locais e do resgate da historia das comunidades e povos tradicionais.

6.Criar/implementar o Plano Municipal de Educação Ambiental, com perspectiva emancipatória, em espaço de educação formais e não-formais.

7.Garantir a participação dos jovens na gestão dos espaços destinados às políticas públicas (formulação, implementação e monitoramento) que afetam diretamente a população jovem nos territórios.

8.Integrar a cidade através de ciclovias de boa qualidade e outras alternativas de deslocamento.

9.Implementar na cidade do Rio de Janneiro como um todo a Convenção da Diversidade Cultural da ONU e as regras da ABNT (especialmente no que se refere à acessibilidade e transportes públicos) e na valorização das culturas locais.

10.Monitoramento e fiscalização de políticas publicas que provocam a falta de equidade social, econômica impedindo a liberdade dos jovens de ir e vir.

Grupo de Discussão: Direito a experimentação e qualidade de vida – saúde, esporte, lazer e tempo livre

1.Não a privatização do SUS/OSS.
2.Acesso a cultura: riocard cultural, lonas culturais e outros espaços culturais. Transporte público com acessibilidade e valores populares.

3.Acesso a saúde: Capacitação dos profissionais de saúde na temática juventudes,unidades básicas de saúde/ESF com flexibilidade dos/as jovens protagonizarem atividades de promoção da saúde, especialidades médicas nas Unidades Básicas de Saúde, diagnostico sobre a situação de adolescentes/jovens em situação de rua. AMPLIAÇÃO do numero de CAPS n cidade, atividades do Saúde e Prevenção com responsáveis. Campanhas sócio-educativas saúde sexual e reprodutiva, utilização de novas tecnologias de informação (TICS).

4.Acesso a educação: Escola aberta para jovens protagonizarem atividades sobre sexualidade, diversidade sexual, direitos humanos e drogas com uma questão de saúde pública e não de segurança pública, novas metodologias para o trabalho de promoção da saúde na escola (teatro, novas tecnologias de informação -TICS), implementação do kit anti homofobia.

5.Acesso ao Esporte e Lazer: ampliação/ efetivação do projeto 20 tempo e de outros projetos sociais, criação de espaços de interlocução como o governo sobre os mega eventos esportivos.

Grupo de Discussão: Direito a diversidade e a vida segura – segurança, respeito à diversidade e direitos humanos;

1.Efetiva aplicação da Lei Maria da Penha com a ampliação dos juizados de atendimento e a fiscalização de procedimentos


2.realizados e a formação/sensibilização dos órgãos de segurança para sua importância.

3.Enfrentar a estigmatizacao do jovem morador de favela através da formação e sensibilização dos profissionais de saúde, educação e segurança que atuam nas favelas, assim como dos jovens moradores desses locais informando-os acerca dos seus direitos.

4.Divulgação das leis e dispositivos existentes para a proteção e promoção de direitos LGBT, como, por exemplo a exposição do texto da Lei 2475/96 em estabelecimentos comerciais.

5.Criar mecanismos efetivos de controle social e participação comunitária, tais como ouvidorias e fóruns.  Formacao e sensibilização da comunidade escolas acerca das questões de gênero, raça, LGBT e de pessoas com deficiência na perspectiva dos direitos humanos, promovendo assim uma educação inclusiva, não sexista, não racista e não-homofobica.

Grupo de Discussão: Direito à participação

1.Campanha de incentivo à participação política e social de jovens através dos meios de comunicação independente pelas redes sociais.


2.Criação do conselho municipal de juventude com a construção de um fundo municipal, estadual, distrital e nacional para financiar políticas públicas de juventude.

3.Garantia de participação da juventude nos conselhos de políticas, sendo estabelecido uma política de cotas que destine o mínimo de cadeiras para conselheiros jovens.

4.Participação de jovens na realização de campanhas de conscientização das conseqüências no uso de drogas lícitas e ilícitas.

5.Desenvolvimento de programas de incentivo às práticas de sócio-ativismo e voluntariado.

Todas as propostas contribuíram e contribuirão para nos auxiliar na construção de nossos projetos! Dê a sua opinião também!

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